Uma confusão que vemos o tempo todo é a referente à (falta de) distinção entre as expressões "a princípio" e "em princípio". Já percebemos que as pessoas não sabem que existe uma diferença - e grande - entre elas.
O que a gente vê por aí é todo mundo usando "a princípio" para absolutamente tudo, mesmo nos casos em que a expressão correta não deveria ser essa.
Pois bem, vamos ajudá-los a não errar mais, até porque é muito fácil saber quando usar uma ou outra.
"A princípio" significa "no começo", "inicialmente". E só! Agora veja como fica estranho se você substituir o "a princípio" que anda usando a torto e a direito pelo seu sinônimo "no começo". Teste! Pegue aquela frase que você falou faz pouco ("A princípio eu não vou à praia neste fim de semana") e veja que fora da casinha ela fica: "No começo eu não vou à praia neste fim de semana"). Péssimo, né!
Já o "em princípio" significa "em tese", "teoricamente". E agora você vê que era essa a expressão que deveria ter usado na frase acima: "Em tese, não vou à praia neste fim de semana".
Então fica aqui a dica: anote, se preciso, no celular, em um papelzinho, e ande com essa distinção pra cima e para baixo: a princípio = no começo; em princípio = em tese.
E quando usar então "a princípio"? Fácil! "A princípio, tudo parecia um mar de rosas, mas não tardaram a surgir dificuldades".
Não erre mais!
...............................
Referência: Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. Domingos Paschoal Cegalla, L&PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário